logo RCN
ARTIGO

Agosto Laranja: mês de conscientização e prevenção às deficiências

  • Geferson Schreiner/ Arquivo -

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, de cada quatro crianças que nascem com deficiências, três poderiam ser evitadas se fossem adotadas medidas de prevenção. A partir disso, o mês de agosto ganhou cor em prol da conscientização à prevenção das deficiências através do Projeto Prevenir em todas as APAES de Santa Catarina.

O AGOSTO LARANJA tem como objetivo promover ações de conscientização através da informação sobre os vários fatores de risco que podem causar deficiência e sensibilizar a sociedade sobre a sua responsabilidade na redução da incidência de deficiências. O comportamento preventivo deve ser adotado por toda vida, muito antes da mulher decidir ter filhos.

A prevenção inicia no momento do planejamento familiar para a chegada de um bebê, bons hábitos como uma alimentação saudável, o não uso de álcool, drogas ou tabaco tanto da mãe quanto do pai são primordiais, além de, manter a carteira vacinal em dia e realizar as consultas e os exames solicitados pelo médico. Quando já existem casos de deficiência na família, casamento entre parentes ou idade materna avançada, indica-se o aconselhamento genético antes de engravidar.

Durante a gestação as mães não devem fazer uso de álcool, drogas e/ou tabaco, sendo estas, as principais causas de deficiências e mal formações nos bebês, além de, realizar o pré-natal regularmente, não ingerir qualquer medicamento sem receita médica, evitar exposição à Raio X sem a devida proteção, manter uma alimentação saudável e equilibrada, fazer controle da pressão arterial e diabetes.

Para o nascimento do bebê, procure por um hospital ou maternidade com acompanhamento médico adequado. Fique atento:

- Ao nascer os bebês recebem uma nota que avalia as condições cardíacas, respiratórias, musculares e dos reflexos, esta nota é chamada de APGAR, é importante conhecer e entender essa nota.

- Realizar o teste do pezinho entre o 2º e o 5º dia de vida do bebê. É um exame simples que detecta seis tipos de doenças em recém-nascidos, que se forem tratadas a tempo podem prevenir o aparecimento de deficiência intelectual. Além deste deve ser realizado também o Teste da Orelhinha para detectar precocemente perdas auditivas e o Teste do Olhinho para diagnosticar precocemente doenças na visão.

- Ofertar o aleitamento materno ou quando não for possível fazer uso de fórmula a partir de orientação médica.

- Fazer acompanhamento médico pediátrico regularmente.

- Manter a carteira vacinal do bebê em dia, a vacinação salva vidas.

- Estimular o bebê (brincar, cantar, contar histórias) desde os primeiros dias de vida para seu bom desenvolvimento.

- Evitar as telas (TV, celular, tablet) até os três anos garante melhor desenvolvimento neuropsicomotor das crianças.

- Sabe-se que muitas deficiências são adquiridas após o nascimento nos primeiros anos de vida, a partir de doenças como meningite e sarampo, traumatismos pós quedas, desnutrição ou maus-tratos são as principais causas.

Em caso de atraso no desenvolvimento ou percepção de qualquer tipo de deficiência procure ajuda médica ou avaliação na APAE.

A APAE de Ipira conta com equipe multiprofissional preparada para avaliar, acompanhar e melhorar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças, jovens e adultos.

A melhor forma de tratamento é a PREVENÇÃO.

A APAE de Ipira, juntamente com todas as APAEs de Santa Catarina, abraçam essa causa. Prevenir é um ato de AMOR.


APAE Ipira

👉🏽 Entre no nosso grupo de WhatsApp

https://chat.whatsapp.com/EQNM2f2TsRQHiQyOj9nTeT

O Jornal Comunidade não autoriza a reprodução desse conteúdo

Artigo: A irreversível participação das mulheres na política Anterior

Artigo: A irreversível participação das mulheres na política

Advogado morre após disparo com própria arma em hospital: há ideologia nisso? Próximo

Advogado morre após disparo com própria arma em hospital: há ideologia nisso?

Deixe seu comentário